domingo, 26 de fevereiro de 2017

[8/52] Meu autor favorito

Oi gente!!

Hoje o post saiu tarde, mas ainda é domingo então está valendo. O tema de hoje é "Meu autor preferido". Vou fazer um top 5. Nele eu resolvi incluir os autores que já li mais de um volume, pelo menos. Tenho muitos autores que gosto. Por exemplo, nesse momento estou vivendo um caso de amor com Sarah MacLean, mas com um único livro lido, fica complicado de listar, então vamos lá:

5- Nicholas Sparks


   Já falei aqui que o meu gênero favorito é drama? Os livros que mais me agradam são aqueles que me fazem chorar. Eu não gosto de finais felizes (na verdade até gosto, mas só quando realmente faz sentido, aquela mudança mágica que faz tudo terminar bem não me agrada) e o Nicholas é o rei das lágrimas românticas. Eu já li alguns livros dele e o meu preferido é justamente o que mais foge do "Padrão Sparks" de sofrimento (hahahahahhaa). O meu título preferido dele é "O guardião".

4- Dan Brown

   O próximo na minha lista de queridinhos é o Dan Brown. Eu sou APAIXONADA pelo Robert Langdom e acho que o Brown foi simplesmente brilhante na construção desse personagem. Eu acho incrível como ele descreve a Itália e todas as obras de arte que ele escolhe para os livros. Admiro muito a capacidade dele de abordar temas extremamente polêmicos de uma forma fictícia, que chama para a reflexão, mas deixa a opção de ser encarado apenas como uma obra de ficção "sem qualquer compromisso com a realidade". O único livro que não li dele foi "Ponto de impacto". Entre todos os demais o que mais gosto é "Inferno". 

3 - Jonh Boyne

   
   Eu sou uma grande fã dos livros do Boyne. "O menino do pijama listrado" foi o primeiro dele que eu li: foi amor a primeira vista. Esse livro me guiou a uma das reflexões mais tristes que já tive sobre a natureza humana e o terror da guerra. A pureza das crianças e a observação ingênua daquele período trágico me deixou completamente desolada e muito pensativa. Talvez a maior lição que tirei dali foi: "Muito cuidado com quem admirar". O exemplo é a principal forma de aprendizagem e o senso crítico precisa de espaço e muita coragem para se desenvolver. Eu realmente sofri com esse livro. Talvez minha maior ressaca literária. Com "O palácio de inverno" e "O garoto no convés" só fiz confirmar minha paixão por esse autor maravilhoso.

2 - JK Rowling


   A diva da minha lista!!! Eu amo essa mulher!!! Você pode estar se perguntando, mas se você é tão fã de Harry Potter ela não deveria ser sua número 1? Pois é. Quando fui escolher a ordem eu quis colocá-la em primeiro, mas quando chegar lá eu explico o porquê de ela não ter sido escolhida. Apesar disso posso te assegurar: se eu visse JK na minha frente em pessoa acho que eu desmaiaria. Eu sou potterhead da cabeça aos pés. JK me conquistou com seu universo mágico. São inúmeros os motivos que me faz gostar de Harry Potter. Eu acho que ela tem um talento extraordinário para a descrição das cenas e, principalmente, dos ambientes. Não há um local em toda Londres e Escócia de JK que eu não tenha visualizado apenas com a leitura. Eu acho fantástico a densidade da estória criada por ela, repleta de personagens. Me encanta o cuidado que ela teve ao descrever o amadurecimento do Harry e de seus amigos, o compromisso que ela manteve a cada fase da vida do personagem. Enfim... Vou parar por aqui.

1 - Khaled Hosseini


   Eu não tenho palavras para descrever meu sentimento por esse autor. Khaled está aqui como meu top one porque ele me tirou o fôlego a cada linha de seus livros. Eu acho que eu compraria até uma lista de compras escrita por ele. Meu livro favorito inquestionavelmente é "A cidade do sol". Layla e Mariam são as heroínas mais incríveis que eu já vi (vou falar muito delas no mês que vem). Eu gosto tanto de ler drama que quase não choro lendo. É muito raro um livro me levar as lágrimas e Khaled fez isso comigo 3 vezes (na verdade muito mais, porque eu chorei incontáveis vezes ao longo de cada título que eu li). Eu acho a escrita desse autor perfeita. Para o meu gosto literário ele tem a medida perfeita de envolver o leitor mantendo-nos como observadores da situação. Ele escancara o sofrimento das pessoas na ficção, porém de uma forma que deixa claro que tudo aquilo é real!! As ficções de Khaled podem perfeitamente descrever pessoas reais, lágrimas reais, perdas reais. É muito tocante e muito muito muito difícil não sentir um aperto no peito com os livros dele. A sensibilidade desse homem é incrível e somado ao fato de ele ser afegão e tratar de uma guerra que permanece ai, todos os dias nos telejornais é ainda mais forte. Eu sou muito fã dele. Khaled é o autor que se eu pudesse, me sentaria para tomar um café. Ele é o tipo de pessoa com quem eu gostaria de conversar... e não apenas dizer o quanto eu gosto do seu trabalho, Eu tenho vontade de conversar, colocar em pauta com ele tópicos que ele mesmo me despertou. Khaled Hosseini é sem dúvida meu autor favorito.

Por hoje é só pessoal. Não deixem de conferir os autores preferidos da Hanna.
Bjs

Um comentário:

  1. Eu também sou apaixonada pelo Nicholas Sparks e J. K. Rowling, são autores maravilhosos!!!

    Fê te indiquei em uma TAG feita no blog -> http://blogcapaliteraria.blogspot.com.br/2017/02/tag-11-fatos-sobre-mim.html

    Espero que goste!!!

    Beijos

    ResponderExcluir