sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

[RESENHA] Fuga para o Paraíso

Olá todo mundo,

Essa esta sendo a semana das parcerias!! Na última quarta-feira foi anunciado o Clube do livro em parceria com o Blog Capa Literária e agora venho apresentar para vocês o meu novo parceiro. O autor Paulo Mateus com seu livro de estreia "Fuga para o Paraíso". O Paulo está preparando mais dois contos que se passam no mesmo universo desse livro, ambos devem ser lançados em fevereiro, então vem novidade por ai!!
Fuga para o Paraíso
Autor: Paulo Mateus
Lançamento: 2016
Publicação independente

            “Fuga para o paraíso” é uma distopia que se passa em um mundo devastado pela guerra, dividido em cidades que se reconstruíram sob redomas. Cristina é uma policial muito aplicada que nasceu após a reconstrução da cidade em que vive. Tudo que ela sabe sobre o exterior da redoma foi o que aprendeu na escola e no treinamento do Departamento Policial. No mundo que ela conhece a polícia é auxiliada por drones para encontrar e abordar os criminosos, soldados humanos quase não são mais enviados para a guerra, que é dominada por robôs e drones militares dotados de inteligência artificial, aerocarros são utilizados no deslocamento dentro da cidade e a redoma possui um holograma que mantem o céu sempre azul.
            Ao atender um chamado junto com seu parceiro Ivan, Cristina se vê perseguindo um criminoso de baixa periculosidade, em uma ocorrência sem muita gravidade.  Ao encontrar o esconderijo do criminoso, os policiais são surpreendidos por uma pergunta aparentemente sem resposta. Por que o Ministro das Finanças estaria se drogando naquele galpão tão afastado da cidade?
            A estranha droga usada pelo ministro Miyamoto naquela ocasião já vinha ceifando muitas vidas nos últimos tempos e elevando a criminalidade a níveis nunca antes registrados.  Imagine ser transportado para um mundo perfeito e exclusivamente seu, onde cada detalhe tenha sido planejado por e para você? Seria ou não o Paraíso? Pois esse é o efeito do Éden em seus usuário, funcionando como um psicoativo único e imbatível
            Depois do incidente com o ministro, o Departamento de Polícia e outras autoridades somam esforços em mais uma investida contra o tráfico de Éden e é nessa missão que Cristina deixa de ser uma policial da cidade e passa a integrar uma equipe especial do governo em missão externa.
            Narrando a saga de Cristina e sua nova equipe no mundo além da redoma em busca da origem do Éden e de Ivan e seu novo parceiro no interior da redoma, Paulo Mateus descreve um mundo destruído onde sobra sofrimento, fome e escravidão. Na busca para desvendar a origem do Éden você vai se deparar com cidades amplamente protegidas por recursos tecnológicos avançadíssimos e uma revelação surpreendente sobre o que aparentemente era uma opção de esperança e altruísmo.
O livro é curto, mas o texto não traz a sensação de ser “corrido”. Na minha opinião, ao mesmo tempo que o autor soube dosar perfeitamente os núcleos envolvendo Cristina e seu ex parceiro Ivan, um outro núcleo que tem um enorme potencial para construir uma rede de conspiração como plano de fundo da estória é pouco aproveitado.  Também senti falta de mais descrição do mundo distópico e sobre como as cidades foram reconstruídas, principalmente porque ao longo da leitura me lembrava vez ou outra de obras como Under the dome e The walking Dead.
 Me identifiquei imediatamente com Cristina como protagonista e gostei da forma como ela é descrita, como uma mulher inteligente e com garra. Também me identifiquei com a escolha dos nomes dos personagens (Cristina, Ivan, Marcos, Lúcio, Isaac, etc.), o que me deixou confortável para imaginar o livro se passando no Brasil. O vocabulário do autor é amplo, o que torna o texto fluído e não repetitivo. Também gostei muito de o texto fugir do óbvio no que diz respeito ao romance que normalmente permeia distopias famosas como Jogos Vorazes, por exemplo.

De uma forma geral gostei do livro. Fiquei curiosa sobre a origem do Éden e a leitura deixou minha cabeça a mil criando hipóteses junto com os investigadores sobre a origem e a intenção do espalhamento da droga. O texto flui em uma constante interessante como uma revelação muito boa próximo ao fim, porém achei que a história terminou mal direcionada. Fiquei na expectativa de mais, mas não achei que o fechamento preparou o leitor para isso. Contudo acredito que os amantes de distopias apreciarão a leitura e recomendo.  

Bem pessoal, espero que vocês tenham gostado da minha resenha. "Fuga para o Paraíso" está disponível na Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário