terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

[RESENHA] IDY Janeiro - Autora inglesa.

Morte súbita
Autor (a): J. K. Rowling
Editora: Nova fronteira
Ano: 2012



O livro é ambientado em uma pequena cidade fictícia da Inglaterra chamada Pagford. A responsabilidade sobre uma pequena região carente, chamada Fields, é duramente discutida entre os membros do Conselho de Pagford. Enquanto alguns acreditam que os moradores de Fields tem o direito de freqüentar as escolas de Pagford outros consideram os jovens de lá uma péssima influência para seus filhos e defendem que a cidade vizinha de Yarvil responda política e economicamente pelo Fields.
Diante de uma vaga inesperada no Conselho de Pagford membros da facção pró e anti Fields acionam seus apoiadores e disputam acirradamente essa vaga, uma vez que, um único voto pode decidir o destino do pequeno bairro. Enquanto as questões políticas conduzem a história, secundariamente a autora vai narrando a difícil relação entre pais e filhos, a dura realidade e o preconceito sofrido pelos moradores do Fields, o desafio de se livrar das drogas entre outras coisas.
Eu, particularmente, achei o início do livro muuuuuuuito arrastado e pensei em desistir algumas vezes antes de terminar o primeira parte, mas fui seguindo a leitura sem dúvida por causa da expectativa sobre o desenrolar de um livro da JK totalmente fora do universo bruxo. Gostei da divisão da narrativa em dias na parte um, como se fosse um diário de cada personagem diante do acontecimento inesperado do início da trama.
Achei que o título original diz muito mais sobre a história que o título em português. Uma tradução livre do original seria “Vacância Imprevista” ou “Vacância Acidental”. Acredito que o termo “vacância” não é muito popular e não chamaria muita atenção, mas quando li “Morte súbita” imaginei um enredo completamente diferente ao passo que “Vacância acidental” deixa muito mais clara a intenção do livro.
“Vacância (sf) 1 Estado ou condição de coisa que não se acha ocupada ou habitada; 2 Período durante o qual um cargo, ou emprego, ou ofício permanente não está preenchido; vagância; 3 JUR Estado dos bens jacentes quando não reclamados dentro do prazo legal.” (Dicionário Michaelis on line).
Não consegui escolher um personagem preferido nesse livro. A verdade é que a estória não me prendeu e fiquei muito decepcionada com ele. Os personagens que menos gostei foram, sem dúvida, Howard e Simon. Eles são simplesmente detestáveis.
          De uma forma geral eu diria que só conclui o livro por se tratar de um JK Rowling, achei o enredo extremamente fraco, não me prendeu. O livro é imenso para a estória que se propõe contar. A assinatura da JK aparece nas descrições sempre bem feitas dos locais e dos personagens, mesmo em um livro que eu considero ruim a mulher teve a capacidade de me fazer sentir como se conhecesse cada uma daquelas pessoas fisicamente. Concluindo não recomendo essa leitura. Ganhou apenas 2 estrelas no meu Skoob.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário