segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Vamos falar um pouquinho de sustentabilidade?

Oi gente,

          No primeiro post desse ano eu contei para vocês que queria fazer algumas mudanças no blog esse ano, certo? Queria colocar mais itens nas minhas prateleiras que não apenas livros. Pois é! Todo ano, eu tento   conhecer algum projeto ou alguma iniciativa social nova que eu possa apoiar. No ano passado eu conheci o projeto Segunda sem carne e me mantive ativa nele por todo o primeiro semestre do ano, depois eu realmente me perdi, isso porque há uma série de dificuldades em mudar o estilo de vida que a gente só se depara uma vez que começamos a lidar com as mudanças.


           As minhas dificuldades foram inúmeras e eu pude constatar o quanto o consumo de carne está culturalmente impregnado na nossa rotina. Não estou aqui para convencer ninguém a ser vegetariano, nem para fazer propaganda da Segunda sem carne, mas o caso é que precisamos mesmo pensar sobre nosso papel em uma sociedade dinâmica e temos que nos desafiar a experimentar novas possibilidades e esta me pareceu uma iniciativa muito interessante, desafiadora e ao mesmo tempo que muda muito pouco a nossa rotina. Agora em 2018, eu continuo tentando seguir a #Segundasemcarne e vou contando aqui as minhas aventuras culinárias.
              Mas hoje eu vim contar a meta oficial de 2018.  No finzinho do ano passado eu comecei a ler muito sobre reciclagem e o destino do nosso lixo e eu fiquei desesperada com os dados que encontrei!    



          Primeira coisa: Vocês conhecem algum lugar que faz coleta seletiva? Sabe aquela que tem um caminhão para cada tipo de resíduo? Pois é. Eu também não! Aqui no RJ eu conheço (por pura sorte) dois locais que tem uma política de coleta seletiva que são a UFRJ e a Fiocruz, mas eu tentei descobrir o destino desse lixo e não consegui encontrar muita informação não. Mas de qualquer maneira, em 2010 foi aprovado no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas apenas 18% dos municípios possuem coleta seletiva!
              Pelas informações que consegui encontrar na internet  aqui no meu estado (RJ) menos de 2% do lixo produzido (que não é pouco) destina-se a reciclagem enquanto até 20 vezes mais que isso tem potencial para ser reutilizado. Gente é muito pouco! Por esse e outros motivos (que eu poderia fazer um post gigante) eu fui procurar inciativas e medidas que me ajudassem a produzir menos lixo e a lidar melhor com o lixo inevitável que eu produzo. 
               Então gente. Esse post é para apresentar essa pegada mais "sustentável" que eu também quero dividir com vocês aqui. Ah, mas o blog não é literário? É, princialmente, mas eu também quero colocar um pouco das minhas vivências, experiências e expectativas nessas prateleiras e espero que vocês curtam!

Para escrever esse post usei os dados da página Abralatas e também uma reportagem do G1 Sustentabilidade.


Outras páginas que estou seguindo para aprender mais sobre como lidar com o lixo:

Tem mais coisas legais, mas aos pouquinho a gente conversa mais sobre isso.

Bju



6 comentários:

  1. De fato é muito difícil seraparar o lixo se não há de fato coleta seletiva, muito se fala em sustentabilidade mas de fato ainda há muito a ser feito.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria muito de poder separar todo o meu lixo, mas de que adiantaria se na coleta tudo fosse misturado? A ÚNICA vez que ouvi falar sobre coleta seletiva eu ainda estava na escola, com toda aquela divisão do lixinho e tudo mais, mas infelizmente, por morar em cidade pequena a preocupação dos governantes não parece ser a sustentabilidade, uma penan ,não é?
    Achei o seu texto super importante e necessário (assim como o Segunda Sem Carne), parabéns, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Aqui na minha cidade se não me engano tem o caminhão da coleta seletiva, mas não sei se muita gente participa não, e também não sei o destino do lixo. Mas muito importante seu post, precisamos pesquisar mais sobre o que acontece com o nosso lixo.

    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! É cada vez mais importante falarmos sobre esse tipo de assunto e fiquei feliz em saber que mais uma pessoa quer diminuir o consumo de carne. Eu comecei a diminuir o consumo de carne desde o final do ano passado e acredito que esse ano eu consiga me tornar vegana ♥
    Faz umas semanas que eu venho pensando em todo o lixo que produzo e o que poderia ser reaproveitado mas confesso que ainda não parei para pesquisar sobre o assunto, esse seu post serviu para dar aquele empurrãozinho que eu estava precisando, já vou ir dar uma olhada nos sites que você falou.
    Ah, e boa sorte com as sua metas para esse ano :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu post. Aqui onde moro nao tem coleta seletiva e estou num projeto para reduzir o lixo. Ficar sem carne não sei se consigo rs, mas acho incrível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Que bacana essa questão do lixo e coleta seletiva. Precisamos aprender mais e nos conscientizar mesmo!

    ResponderExcluir